Tamanho do texto: A A

Controle da glicemia

Picos e quedas da glicemia


Compreendendo os valores de referência da glicemia
Em jejum
O nível normal da glicemia (açúcar) é inferior a 100 mg/dl. Pacientes com diabetes tipo 2 não tratada apresentam nível de glicose no sangue em jejum superior a 125 mg/dl.
Pós-prandial
O nível normal da glicemia depois de uma refeição é inferior a 140 mg/dl. Pacientes com diabete tipo 2 apresentam nível de glicose no sangue superior a 200 mg/dl duas horas depois de uma refeição.
Converse com a equipe de saúde sobre os valores mais adequados a você.
Glicemia elevada
Quando a glicemia está elevada (hiperglicemia), você pode apresentar os seguintes sintomas: boca seca, sede, vontade frequente de urinar, cansaço e visão turva. Se você apresentar qualquer um desses sintomas, teste sua glicemia imediatamente.
As razões para glicemia elevada incluem comer exageradamente, ser menos ativo que o comum, estar doente ou sob estresse ou necessitar de ajustes no medicamento contra diabetes.
Glicemia baixa
A baixa glicemia (hipoglicemia) pode acontecer se você estiver tomando algum medicamento para manter os níveis de glicose no sangue próximos ao normal. Entretanto, este não é um motivo para deixar de controlar o diabetes – apenas acompanhe de perto os níveis baixos de glicemia.
A baixa de glicose no sangue é causada, geralmente, por comer menos ou mais tarde do que o normal, estar mais ativo do que o habitual ou tomar medicamento contra o diabetes que não esteja de acordo com suas necessidades.
Aprenda a reconhecer os sintomas da baixa de glicose no sangue, que podem incluir nervosismo, tremedeira, sudorese fria ou cansaço. Os sintomas podem ser mais leves no início e piorar rapidamente se não forem tratados. Se você apresentar sinais de hipoglicemia, faça exame de sangue imediatamente. Se o nível de glicose no sangue for inferior a 60 mg/dl, coma ou beba algum carboidrato imediatamente, como meio copo de suco (120 ml), 3 bolachas de água e sal ou 5 a 6 unidades de bala. Você pode precisar repetir o tratamento em 15 a 20 minutos se a glicemia não subir. Não é seguro esperar para tratar a hipoglicemia.


Ajude a prevenir as oscilações da sua glicemia:
Procure manter sua rotina alimentar, de atividades e de uso de medicamentos o máximo possível.
Verifique os níveis de glicose no sangue conforme orientado e compartilhe os registros com a equipe de saúde.
Defina metas com a equipe de saúde para peso, atividade, níveis de glicose no sangue e de HbA1c.
Use alguma coisa que permita aos demais saber, em caso de emergência, que você tem diabetes, como um cartão de indentificação, uma pulseira ou colar.
Sempre leve consigo carboidratos (como balas) de modo a poder tratar a hipoglicemia a qualquer momento.
Converse com a equipe de saúde se, com frequência, apresentar oscilações para mais ou para menos nos níveis de glicemia. Pode ser necessário discutir mudanças na dieta, na atividade ou no medicamento contra diabetes.

Use o Diário do diabetes  [PDF: 1491 KB, 7 páginas] para monitorar as oscilações para mais ou para menos dos níveis de glicose no sangue e compartilhá-los com o médico.