Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Orientação para o leitor

O Manual Merck de Informação Médica – Saúde para a Família está organizado de forma a facilitar seu uso. Os tópicos de interesse podem ser localizados rapidamente, bastando consultar o o Sumário ou índice, porém só o entendimento da organização das seções e dos capítulos é que ajudará o leitor a navegar pelo livro e a encontrar o máximo de informações.


Seções

O livro está dividido em seções. Algumas seções englobam órgãos pertencentes a sistemas, como o olho, a pele ou o coração e os vasos sangüíneos. A organização por seções significa que as informações relacionadas estão próximas. Por exemplo, na seção sobre Distúrbios do Coração e dos Vasos Sangüíneos, a apresentação da aterosclerose é imediatamente seguida pela da doença da artéria coronária, que é causada pela primeira. Outras seções correspondem a especialidades médicas, como distúrbios hormonais ou doenças infecciosas. Três seções separadas abrangem tópicos da saúde dos homens, das mulheres e das crianças.

A maioria das seções dedicadas a um órgão pertencente a um sistema começam com um capítulo que descreve a estrutura e o funcionamento do órgão. A leitura de como funciona o coração ou o exame das ilustrações do coração, por exemplo, poderão tornar mais compreensível um distúrbio cardíaco específico. Muitas seções também incluem um capítulo que descreve os exames médicos utilizados no diagnóstico das doenças discutidas na seção em questão. A leitura sobre a doença da artéria coronária pode encaminhar o leitor para o capítulo que descreve os exames e os testes, como o cateterismo cardíaco, utilizado no diagnóstico das doenças do coração.

Capítulos

Alguns capítulos descrevem exclusivamente uma doença, como a osteoporose. Outros capítulos englobam doenças ou distúrbios correlacionados, como os distúrbios da medula espinhal. Qualquer que seja o caso, a discussão em geral começa com uma definição da doença ou do distúrbio, impressa em itálico.

Freqüentemente, a informação que se segue está organizada sob títulos, como causas, sintomas, diagnóstico, prevenção, tratamento e prognóstico. Palavras em negrito no corpo do texto indicam tópicos de grande importância. Alguns capítulos abrangem um sintoma ou problema causado por uma doença. Por exemplo, um capítulo na seção sobre Distúrbios da Pele discute a coceira e suas muitas causas. No entanto, mais informações sobre as causas específicas da coceira podem ser encontradas em outras páginas do livro. Um capítulo na seção sobre Distúrbios da Nutrição e do Metabolismo explica os modos complexos pelos quais o corpo mantém seu equilíbrio ácido-básico e as muitas causas e conseqüências de um equilíbrio anormal.

Termos Médicos

Com freqüência, são fornecidos termos médicos, habitualmente entre parênteses, em seguida ao termo leigo. Na página xxv há uma lista de prefixos, raízes e sufixos utilizados na terminologia médica. Essa lista pode ajudar a levantar o véu de mistério que paira sobre o vocabulário polissilábico da medicina.

Anotações

O livro contém muitos quadros e ilustrações para reforço. Essas anotações ajudam a explicar o conteúdo no corpo do texto ou fornecem informações adicionais correlacionadas ao assunto.

Informação sobre Medicamentos

A seção sobre Medicamentos, que começa na página 25, fornece informações abrangentes sobre as drogas farmacológicas. As drogas individuais são quase sempre citadas por seus nomes genéricos, e não pelos nomes de marca comercial. O livro não fornece doses de medicamentos, porque as doses podem variar bastante, dependendo de circunstâncias individuais. Fatores como idade, sexo, peso, altura, presença de mais de uma doença e uso de outros medicamentos modificam o que constitui uma dose eficaz e segura. Portanto, a dose de um medicamento, bem como a escolha do medicamento, devem sempre ser planejadas “sob medida” para cada pessoa.

Exames e testes diagnósticos

são mencionados em todo o livro. Habitualmente, é fornecida uma explicação na primeira vez que o teste é mencionado em um capítulo. Além disso, o Apêndice II lista muitos exames laboratoriais e de diagnóstico comuns, explica para que eles são utilizados e fornece referências cruzadas acerca de onde podem ser encontradas, no texto, as principais discussões sobre eles.